Autor: TATIANA PONTRELLI MECCA
Autor: CINTIA PEREZ DUARTE
Autor: ELIZEU COUTINHO DE MACEDO
TIME- R - Manual - Teste Infantil De Memória - Forma Reduzida
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PRODUTO EM ESTOQUE
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O instrumento apresenta aplicabilidade na avaliação neuropsicológica cognitiva de crianças com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldades escolares ou pré-escolares. Avalia os processos subjacentes à memória de curto-prazo, especificamente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6 subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que devem ser memorizados pelo examinando.
- Teste focado na avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento;
- Maior probabilidade de identificação de atrasos cognitivos para intervenção precoce;
- Alterna instruções e respostas verbais e visuais, para maior aprofundamento do diagnóstico;
- Seleção de estímulos (palavras e figuras): foram selecionadas palavras dissílabas e de alta frequência na pré-escola, de modo a garantir familiaridade dos estímulos para a faixa etária.
A memória de curto prazo possui um papel importante na aprendizagem, há evidências da sua relação com o desenvolvimento das habilidades verbais e acadêmicas, tais como leitura, escrita e matemática.
No Brasil, há uma lacuna no que tange à avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento, como em pré-escolares. Estudos mostram a importância de avaliar habilidades cognitivas precocemente.
• Público Alvo:
Crianças de 3 anos a 6 anos e 11 meses com capacidade linguística minimamente preservada (compreensão de instruções e expressão de palavras isoladas).
• Contexto:
Psicólogos que atuam com crianças pré-escolares e crianças no início da escolarização com queixas de atrasos ou dificuldades no desenvolvimento, sobretudo clínicos com conhecimento em neuropsicologia e/ou psicologia cognitiva, avaliação psicológica e psicodiagnóstico.
• Aplicação:
Este teste deve ser aplicado individualmente. Todas as figuras devem ser apresentadas às crianças para garantir a familiaridade com as mesmas, e sugere-se solicitar que a criança nomeie cada uma delas, quando mostradas individualmente. Todos os itens devem ser registrados na folha de resposta, para posterior correção.
• Normatização:
A normatização do TIME-R foi realizada com 379 crianças dos Estados de São Paulo e São Luís do Maranhão, pertencentes a escolas públicas e particulares, tendo entre três e seis anos de idade. Não foram incluídas na amostra normativa crianças com dois anos de idade em função da baixa precisão do instrumento apresentada e da necessidade de outros estudos, especialmente com aumento da amostra para essa idade.
Ficha Técnica
Editora: HOGREFE
Especialidade: TESTES PSICOLÓGICOS
ISBN: 9790090041052
Páginas: 0000
Ano: 2019
Edição: 1
Encadernação: Capa comum